No post anterior falamos sobre dicas importantes para quem vai abrir um consultório de Odontologia. Hoje vamos seguir no tema da saúde, mas é a vez dos consultórios médicos em geral.
Os consultórios médicos têm uma demanda de obra e de custos menor que os odontológicos por não precisar da cadeira, compressor e seus custos de instalação. Por outro lado, dependendo da especialidade, são exigidos lavabos separados por sexo, além de copa, DML, recepção e salas de espera independentes, com o uso de circulações que obedeçam à uma sequência e garantam a privacidade entre os atendimentos e demais atividades. Algumas especialidades com maior exigência são a Ginecologia, a Urologia e a Proctologia.
A PRIMEIRA DICA continua como no post anterior, sendo a mais importante e atende por: PLANEJAMENTO. Esta é a hora de colocar no papel tudo que se espera desse novo local e todos os custos envolvidos: como taxas de condomínio, ligação de luz, água, IPTU, financiamento ou aluguel conforme o caso, abertura de empresa, marketing, custos de obra e relacionar tudo isso com a melhor época para colocar o negócio em operação, para começar a dar retorno ao investimento.
Uma dica é, após realizado esse levantamento de custos fixos e custos de instalação e dividir pelo valor médio de uma consulta. Assim, poderá saber quantos atendimentos serão necessários para pagar as despesas fixas, em quanto tempo você terá o retorno do investimento e a necessidade de encontrar algum colega que esteja interessado em entrar no negócio.
Também é importante avaliar se a localização e o imóvel atendem seu público alvo. Se a ideia é ter um consultório ou clínica popular estar próximo à terminais e pontos de ônibus é uma dica. Já se o público costuma vir de carro ou se estiver próximo à hospitais e laboratórios de análises, a escolha do lugar atende outros critérios.
A SEGUNDA DICA é procurar um arquiteto que vai auxiliar no aprimoramento desse Planejamento e elaborar o PROJETO. Com ele, será possível definir custos reais de obra, as formas de pagamento e, caso necessário, o fracionamento da obra em etapas.
Lembrando que consultórios/ clínicas médicas precisam passar por aprovação na Vigilância Sanitária, é necessário observar a necessidade de instalação conforme a especialidade de, exemplificadamente:
- Lavabos feminino e masculino individualizados;
- Sala de espera reservada;
- Circulação independente entre pacientes atendidos e que os que ainda aguardam atendimento;
- Acústica: isolamento entre consultórios e demais locais;
- Salas de atendimento (consultórios) com área mínima conforme especialidade.
Esse quebra-cabeça para atender à legislação, as expectativas com relação ao negócio e o espaço construído é tarefa para arquitetos. Ao elaborar projetos de consultórios é necessário certificar-se de que serão acolhedores, eficientes, saudáveis e inteligentes. Os consultórios passam “mensagens” visuais ao seu paciente e é fundamental que ele sinta confiança ao visitar o local.
Outras dicas importantes são a Gestão do negócio, a Divulgação e a formação de uma boa equipe. Inspirado para tornar realidade seu sonho de negócio? Comece com essas dicas aqui e sucesso.