top of page

PISOS DE MADEIRA NATURAL: um tesouro sob seus pés

O Brasil é um país que tem por característica o uso de madeira natural em todos os níveis da construção civil. Em especial, no que se refere à acabamentos, os pisos de madeira costumam ser encontrados em tacos de diversos tamanhos, espessuras e espécies (Imbuia, Canela, Marfim, Itaúba,Iipê, Grápia, Jatobá etc) . Esses revestimentos trazem conforto e elegância, são duráveis e de cores incomparáveis.

Apartamentos antigos têm vantagem em relação aos novos quando apresentam madeira como piso de acabamento. Em tempos de crise econômica, recuperar esse material representa um excelente negócio. Você fica com um produto de altíssima qualidade a um preço bastante convidativo.

Até meados dos anos 90 a restauração desse tipo de piso envolvia lixadeiras que produziam muito pó e exigiam um tempo de secagem da resina de cerca de 15 dias. Um problemão para quem tinha pressa ou morava no imóvel, pois era uma sujeira que desanimava qualquer um.

Felizmente hoje, os produtos de acabamento secam em poucas horas, houve uma redução significativa de pó gerado no processo e por serem à base d´água, tem menos ou nenhum cheiro. A recuperação de um piso de madeira custa em média R$ 90,00/m² e você ainda ajuda o meio ambiente, pois reduz consideravelmente os resíduos de obra.

Se você está pensando em substituir um piso danificado por um porcelanato é bom fazer as contas e ver o tempo que você tem disponível. A substituição envolve: mão-de-obra para remoção do piso

existente, a regularização do contrapiso, o porcelanato, argamassa de assentamento, rejunte e a mão-de-obra de instalação do novo revestimento. Ufa! Até aqui você já gastou pelo menos o dobro.

Em imóveis novos, contar com piso de madeira é ter a certeza de um ambiente confortável e sofisticado. O simples contato com um material tão natural desperta em nossos sentidos (tato, olfato, visão, audição) uma identificação com nossas raízes ancestrais e nos fazem sentir mais protegidos e aquecidos.

Para esses imóveis, há uma variedade de pisos de madeira com excelente acabamento e fácil aplicação. Madeiras de procedência certificada e acabamento feito na fábrica, sendo aplicado diretamente no contrapiso regularizado por encaixe macho-fêmea e sem sujeira. Nesse caso, espécies comuns são Cumaru, Sucupira, Ipê, Jatobá, Peroba e Tauari.

Esses pisos custam em média R$ 240,00/m² colocado.

58 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page